Instalando o DISQUS em blogs do Blogger

Compartilhar:

Disqus é um serviço online que oferece uma plataforma centralizada de discussões e postagem de comentários para sites. Aqui nos utilizamos o Disqus, pois ele é mais rápido, prático e mais bonito.
Apesar dele ser tudo isso. É mais prático, pois também não deixa o blog muito pesado e possibilita o comentário em diversas contas. A caixa de comentários do Blogger já é ultrapassado e feia, não é? Vamos instalar o Disqus em seu blog, agora!

O que é DISQUS

A seguir, você verá a tradução livre do que significa o Disqus, retirado do próprio site.


"DISQUS é uma plataforma de comentários que ajuda a construir uma comunidade ativa da audiência do seu site. Ele tem características impressionantes, ferramentas poderosas, e é fácil de instalar." Fonte: disqus.com.

Pré-requisitos para a instalação do DISQUS

Antes de instalar o DISQUS, você terá de ter consciência de que estas configurações estão presentes no seu blog.
► O template deve ser oficial do Blogger:
Você deverá ter seu template oficial do Blogger para ter certeza que todos os códigos presentes na instalação do DISQUS estejam presentes em seu HTML.

► Os comentários do blog devem estar ativados:
Os comentários do seu blog devem estar ativados. Caso contrário, faça o login no Blogger e depois acesse a guia Configurações > Postagens e Comentários, logo na guia Mostrar comentários, escolha a opção Exibir e logo depois clique em Salvar configurações.

► Os comentários devem estar abertos à qualquer pessoa:
Os comentários do seu blog devem estar abertos à qualquer pessoa. Se não estiver abertos, você deverá fazer o login no Blogger e depois acessar a guia Configurações > Postagens e Comentários, logo depois na seção Quem pode comentar, escolha a opção Qualquer pessoa e clique no botão Salvar configurações.

Criando sua conta no DISQUS

Antes de tudo, você precisa criar sua conta no DISQUS para poder fazer a instalação. Vamos prosseguir.

1. Acesse a página inicial do DISQUS através deste link, e em seguida clique no botão Sign Up, como ilustra a imagem.

Ao clicar no botão, você será redirecionado à uma página de cadastro. Nesta página você deverá preencher todos os campos solicitados. Como o site é em inglês e não possui tradução, mostrarei abaixo o que se deve fazer em cada tópico.

► Register your site to use Disqus (it's free):
  • Site URL: Neste campo você deverá preencher com o URL do seu blog (sem o http://). Como por exemplo: joao987.blogspot.com.
  • Site name: Neste campo você colocará o nome do seu blog, como por exemplo: Categoria Blogger.
  • Site Shortname: Após ter preenchido o campo anterior, ao clicar neste campo, ele se auto completará com o nome do seu blog, mas, aparecerá sem letras maiúsculas, espaços e caracteres especiais (como ç).

► Primary Moderator:
  • User name: Preencha com a seu nome de usuário, ele servirá para fazer o login no DISQUS e também aparecerá nos sites em que você comentar no sistema de comentários em assunto.
  • Password: Você deverá preencher este campo com uma senha válida para fazer o login no DISQUS.
  • Email address: Você deverá preencher este campo com um endereço de e-mail válido, que também, poderá ser utilizado como login no DISQUS.

2. Após ter preenchido todos os campo corretamente, clique n botão Continue logo no final do campo de criação de conta.

3. Após clicar no botão, novamente você será redirecionado à uma nova página, onde poderemos fazer algumas configurações no formulário de contato.

► Language: Nesta área, você deverá escolher a linguagem de seu país. Neste caso, escolha o Portuguese (Brazil).

► Twitter @replis: Nesta área, você de deverá colocar o nome do seu Twitter, como por exemplo, @joao_neto43. Mas esta opção é opcional.

► Disable Like Buttons
Se você marcar esta opção, o botão Curtir que aparece no topo do formulário de não aparecerá.

► Media Attachments
Marcando essa opção, você possibilitará que seus leitores coloquem imagens e/ou vídeos no comentário deles.

► Trackbacks
Função de trackback. Este recurso mostra um link com o artigo, que quando clicado, o mesmo será redirecionado ao artigo do link.

► Akismet
Recurso mais utilizado pelos blogs do Wordpress, para proteger os comentários contra Spam.

► Reactions
Este recurso, depende do Trackback, assim que uma pessoa utiliza o link fornecido pelo formulário em redes sociais, aparecerá a foto do mesmo abaixo do campo.



Display login buttons with comment box
Nesta opção você pode escolher com qual conta os visitantes poderão logar para comentar no seu blog, mas esta opção serve para os formulários de comentários antigos do DISQUS.

4. Após terminar as configurações, clique no botão Continue que encontra-se no final das alternativas.

Instalando o DISQUS no seu blog

Agora vamos instalar o DISQUS em seu blog. Estes paços requer máxima atenção, pois qualquer descuido, poderá resultar em erros.

1. Após ter clicado em Continuar, a página será redirecionada e você verá várias plataformas de blog. No nosso caso, escolheremos o Blogger.

2. Você será redirecionado para outra página, onde se encontra um botão com o nome do seu blog: "Add siet "nome-do-seu-blog" to Blogger". Clique neste botão.

3. Se você estiver logado no Blogger, você imediatamente verá a página abaixo, se não estiver, você será redirecionado a uma página de login do Blogger e depois voltará a página abaixo.

4. Escolha qual o blog você adicionará o DISQUS (caso você ter mais de um), e clique no botão Adicionar Widget. Automaticamente um gadget será adicionado ao seu blog - provavelmente na sidebar - mas este gadget não ficará visível da sidebar, mas abaixo das postagens.

Depois, clique em Salvar e depois você poderá conferir o formulário de comentários do Blogger substituído pelo do DISQUS. Lembrando que os comentário que foram feitos no formulário de comentários do Blogger não apareceu nas postagens. Para eles aparecerem, você deverá importá-los, que veremos a seguir.

Importando os comentários do Blogger para o DISQUS

1. Acesse o painel de controle da sua conta do DISQUS, clique na aba Tools, escolha a opção Export/Import e, em seguida clique na plataforma Blogger. Veja a imagem abaixo:
Clique na imagem para ampliar
2. A nova página será carregada, clique no botão Import, como abaixo.

3. Ao clicar no botão, você verá uma mensagem do Google perguntando se você quer deixar aquela site ter acesso a sua conta (menos e-mail e senha). Clique em Grant acess ou Conceder acesso.
Clique na imagem para ampliar
4. Você voltará a página do passo 1 novamente. Ou seja, você concluiu a importação.

Pronto, sua conta foi criada, seu formulário foi adicionado e a importação foi concluída. Mas você está se perguntando, e quando eu desinstalar o DISQUS, o que acontecerá com os comentários que forma postados? Isso vamos ver depois. Por que se não a postagem fica muito grande e você, leitor, ficará muito cansado né? Então, caso de dúvidas, deixe seu comentário. Não se esqueça de espalhar o artigo por aí! Boa sorte!
► Postagens Relacionadas:

27 Comentários

andrecostaemerick disse...

ii

14 de dezembro de 2011 às 02:45
João Neto disse...

Andre Costa, seja um pouco mais explicativo.

14 de dezembro de 2011 às 22:29
cutecupcakeblogger disse...

Não deu certo no meu. Fiz tudo certo para importar, e não deu. o= Não aparece nenhum comentário. :/

27 de fevereiro de 2012 às 21:45
João Almeida disse...

Algo errado saiu na importação, perceba bem se você acessou o blog correto. Tente novamente a importação.

28 de fevereiro de 2012 às 13:50
Claudiogoncalves disse...

deu certinho cara, obrigado João Neto !!

8 de março de 2012 às 12:33
João Almeida disse...

Que bom que consegui! Obrigado pela participação e abraços!

8 de março de 2012 às 17:02
Alex Trinta E Dois disse...

Lá no número de comentários, agora fica uma parada assim "0 Comments e 0 Reactions" ---- Sabe como faço pra tirar esse "Comments e 0 Reactions" e deixar só o número de comentários como o blogger original? Obrigado desde já.

15 de março de 2012 às 01:43
João Almeida disse...

Alex, basta você ir em: Painel de controle (Dashboard) > Configurações (Settings) > Aparência (Appearance) e procure pela opção: Comment Count Link. Depois, modifique os textos. Espero ter ajudado.

15 de março de 2012 às 12:51
LowLifeBrazil disse...

Amigo, consegui concluir a instalação, porém os comentários do blogger ainda ficaram abaixo da caixa disqus, o que devo fazer?

1 de maio de 2012 às 03:50
João Almeida disse...

LowLifeBrazil, você terá que acessar o painel de controle do seu DISQUS pelo site http://disqus.com/dashboard/ e fazer os seguintes passos: Clique em Settings (Configurações) > Appearance (Aparência) > Comment Form Position (Posição da Caixa de Comentários): Altere esta opção para Top of thread ou Bottom of thread. Espero lhe ter ajudado.

1 de maio de 2012 às 11:35
LowLifeBrazil disse...

Infelizmente ainda não deu certo amigo, estão aparecendo as duas caixas de comentários, primeiro do disqus seguido do blogger,

2 de maio de 2012 às 01:54
João Almeida disse...

Neste caso, você terá que acessar a guia Configurações? e escolher a opção Postagens e comentários. Depois, em Comentários, você pode escolher entre Ocultar ou Incorporado.

2 de maio de 2012 às 20:32
LowLifeBrazil disse...

Certo, mesmo assim ainda continua as duas caixas de comentários, a do disqus e a do blogger, cliquei em ocultar sumiu as duas

3 de maio de 2012 às 02:57
João Almeida disse...

Agora já não posso lhe ajudar. Deve algum problema no template.

3 de maio de 2012 às 13:04
estanteseletiva disse...

Já se passaram mais de 24hrs após a instalação do Disqus, porém, mesmo com eu ter importado os comentários, só aparece a quantidade dos antigos(que foram feitos pelo blogger mesmo), não aparece a quantidade dos comentários realizados pelo novo sistema. O que eu faço?

19 de maio de 2012 às 21:59
João Almeida disse...

Se alguém já tiver comentado em seu blog após a instalação do DISQUS, consequentemente, já deveriam ter aparecidos. Reporte isso ao DISQUS pois deve ser algum ero na plataforma.

20 de maio de 2012 às 17:30
cidamendys disse...

Oi João, tentei por vários sites e segui os mesmos passos inclusive todos indicados por vc mas só aparece uma lista cinza no meu blog. Funciona em blog com domínio próprio?Não sei o que tem de errado poderia me ajudar? Agradeço desde já!

18 de junho de 2012 às 18:38
João Almeida disse...

Eu lhe recomendo entrar em contato com a Equipe do DISQUS a respeito e ler este artigo:
http://joao987.blogspot.com.br/2012/02/por-que-alguns-codigos-e-scripts-nao.html
Espero lhe ter ajudado.

18 de junho de 2012 às 19:46
AuxilioDefy disse...

João, você sabe como faço pra acrescentar moderadores para estarem removendo comentários ofensivos no DISQUS? Sempre que tento adicioná-los, dá essa mensagem: "Couldn't find user with email address". Obrigado.

25 de agosto de 2012 às 10:28
João Almeida disse...

O mensagem mostra que o usuário que você deseja colocar como moderador não existe pelo email inserido. Para que uma pessoa seja moderadora do DISQUS, é necessário ela possuir uma conta no DISQUS e depois você colocar o email com que ela se inscreveu no DISQUS para ser moderadora. Espero que tenha dado certo.

25 de agosto de 2012 às 14:22
Diogo Filgueira disse...

João, como você colocou "TAMBÉM EM" no seu disqus?
Ah, mais uma coisa... como eu faço pra alterar o tamanho desse sisteminha?

9 de dezembro de 2012 às 14:43
João Almeida disse...

Oi, o "Também em" é uma ferramenta do DISQUS 2012. Para ter ela, basta ativar o DISQUS 2012 lá no painel de controle do DISQUS. E para alterar o tamaho.. Ele auto-redimensiona, quer dizer, ele irá ajustar as larguras automaticamente depdendo da largura estabelecida na áre de postagens.

9 de dezembro de 2012 às 21:25
mehssi disse...

Gostei demais cara, valeu a pena

6 de abril de 2013 às 18:13
João Almeida disse...

Obrigado! Volte sempre ao blog!

6 de abril de 2013 às 19:30
Bruno Bezerra disse...

Instalei o sistema de comentários da Disqus em meu blog, e gostei bastante do resultado, é um sistema muito fácil de editar, permite-nos interagir de forma moderada em qualquer outro site que tenha esta ferramenta, substitui aquele ''velho'' sistema de comentários que é disponibilizado pelo Google. Só não gosto muito do IntenseDebate, falam que tem um sistema de login um pouco demorado, mas cai pra nós, um blog ou site que tenha o sistema Disqus é muito mais atraente, né não?!, Abraços João!.

15 de janeiro de 2014 às 11:59
João Almeida disse...

kkkkkk Realmente. O visual do DISQUS é limpo, moderno e rápido e prático. E como você falou, o IntenseDabte é muito demorado e muitas vezes complicado. O DISQUS é bem simples, incrível sistema.

15 de janeiro de 2014 às 14:47
contatoadria disse...

amigos, como podemos diminuir a quantidade de comentários mostrados no site?

18 de março de 2015 às 16:55

Postar um comentário