Dicas para melhorar a leitura dos textos para seus leitores

Compartilhar:
Se preocupar com o bem-estar dos leitores do blog é essencial, principalmente na área dos textos. Para seu leitor compreender bem o que o texto está transmitindo para ele, é necessário uma boa visualização do texto lido. Hoje, vamos aprender algumas dicas para melhorar o texto do seu blog.

  • A cor do texto:
A cor do texto é essencial para a melhor compreensão do texto. Utilizar uma fonte rosa ou uma verde cansa os olhos do leitor, além disso, "dói" na visão de quem tem problemas de visão. Caso queira utilizar algumas destas cores, utilize um plano de fundo coerente (isso veremos a seguir).
  • Cor de plano de fundo:
A cor de fundo de onde o texto está localizado é essencial (também) para a maior compreensão do texto. Um plano preto com uma cor de texto rosa, por exemplo, é ruim e por muitas vezes o leitor pode se confundir, pulando partes do texto. Procure um plano de fundo legal, onde não confunda muito.
  • A fonte:
A fonte utilizada no texto é essencial para a leitura compreensível do texto a ser lido. Uma fonte embaraçosa, cheias de decorações, deixa o texto incompreensível. Fontes como a Arial, Trebuchet MS e Segoe UI são excelentes.
  • Tamanho da fonte:
Tamanhos de fonte muito pequenos podem deixar ilegível o texto. Tamanhos exagerados de fontes também não são legais. Utilize um tanho ente 12px ou 14px.
  • Espaçamento entre as linhas do texto:
Um espaçamento entre as linhas do texto muito justo é ruim, um moderado é ótimo e um exagerado é horrível! Veja as imagens a seguir de um texto bem espaçado.
Espaçamento de texto aceitável e legível
Espaçamento de texto legível e aceitável
Os espaçamentos das imagens acima são excelentes para uma melhor leitura. Você pode utilizar as seguintes medidas de espaçamento de texto:
  1. Procure por .post-body
  2. Em line-height altere a proporção de seu espaçamento para 1.5 ou 1.15.
Gostaram das dicas? Esperamos que tenham gostado e utilize bem o espaçamento. Não deixe de comentar sobre suas dúvidas e/ou sua opinião.
► Postagens Relacionadas:

5 Comentários

Kauan Silva disse...

Parabéns pelo blog João, muito bem feito! Abs.

14 de julho de 2012 às 23:31
João Almeida disse...

Obrigado Kauan. Abraços para você também!

14 de julho de 2012 às 23:57
Kauan Silva disse...

Tem idéia onde eu consigo um template assim?

15 de julho de 2012 às 00:49
João Almeida disse...

Qual template? O que está sendo utilizado qui no CB?

15 de julho de 2012 às 12:59
Bruno Bezerra disse...

Belo artigo, João!, Ter uma escrita apurada e bastante dentro das normas ortográficas, reconhecer as pontuações, tamanho das letras, etc, dicas que são bastante importantes para obter um sucesso nesse ''mundo blogueiro''!.

15 de janeiro de 2014 às 19:10

Postar um comentário