Saiba o que é o Plágio

Compartilhar:
O plágio é o que todos os blogueiros temem e quando isso ocorre com eles, muitos não sabe o que fazer. Nesta post você ficará sabendo o que é este mal que afeta 99%* dos blogs brasileiros e estrangeiros, também temos algumas dicas de como ajudar a combater o plágio.

O que é o Plágio?

Segundo a Wikipédia o plágio é...
O ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

Como o plágio ocorre?

Como foi dito acima, o plágio ocorre quando um indivíduo copia ou distribui a obra de outro indivíduo sem permissão ou contato, fazendo com que isso chame-se plágio. A minha opinião sobre o plágio ié que não presta. Eu já passei por isso, meus artigos uma vez já foi plagiado, e eu também já plagiei(na verdade, quem nunca plagiou?). Muitos dizem que nunca plagiou mas, quem sabe. Você que está lendo, está pensando que minha opinião está se parecendo uma "ameaça" ou "confusão" com outras pessoas, mas isso não está ocorrendo aqui, e é o que eu nunca vou fazer.

Como e qual é a maneira de se prevenir o plágio?

Na verdade, não há como se prevenir do plágio, mas você pode denunciar através de um formulário e assim ajudar a combatê-lo! Para quem não sabe o formulário é simples e fácil de usar! Veja a postagem que ajuda à você a fazer isso.

Acessei o site indicado no post e vi que o formulário se chamava DMCA, o que isso significa?

A sigla DMCA que dizer Digital Millennium Copyright Act e segundo a Wikipédia isso significa...

Digital Millennium Copyright Act, conhecido como DMCA (em português, Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) é uma lei de direitos de autor dos Estados Unidos da América que criminaliza não só a infração do direito autoral em si, mas também a produção e a distribuição de tecnologia que permita evitar medidas de proteção dos direitos de autor. Além disso aumenta as penas por infrações de direitos autorais na Internet.

Algumas organizações, como a Electronic Frontier Foundation (EFF), avaliam os efeitos das medidas para evitar saltar-se as proteções da DMCA. Segundo a EFF, a seção 1201 da lei paralisa a liberdade de expressão e a investigação científica, ameaça o uso legítimo e impede a concorrência e a inovação.

A partir disto já desse saber o que significa, na minha primeira vez que acessei o site não sabia o que era também, pesquisei na Wikipédia e descobri daí, publiquei o tutorial.

Não quero que saiba que fui eu que denuncie, tem algum modo de fazer isso anonimamente?

O formulário DMCA, faz isso automaticamente, possibilitando quem denunciou não seja identificado. Isso fornece mais segurança a quem denunciou.

O plágio é isso acima e muito mais. Isso que acabou de ler é um pouco sobre o plágio, em breve, criaremos um F.A.G sobre o assunto onde você enviará sua pergunta sobre o mesmo e responderemos via e-mail ou postagem(você escolhe).


Caso restou alguma dúvida sobre o mesmo, envie seu comentário!
► Postagens Relacionadas:

3 Comentários

Maria's blog disse...

Realmente você explica tudo, acho que todos devem saber o que o Plágio para não fazer isso!

16 de setembro de 2011 às 19:25
JACN disse...

Maria's blog: Também acho que todos nós devemos saber o que é o Plágio para não fazermos isso. Obrigado e volte sempre!

17 de setembro de 2011 às 14:54
Bruno Bezerra disse...

Bela matéria!, ''Plagiar'' é coisa de gente que não tem opinião própria, rsrs... Tirar postagens de um site e colocar em outro site sem adicionar os créditos deveria ser considerado como um crime!.

15 de janeiro de 2014 às 12:10

Postar um comentário