Criando pesquisa personalizada no Google

Compartilhar:
Para muitos que gostam de coisas mais avançadas, o Google sempre disponibiliza alguns gadgets para blogs. Mas nem sempre é fácil criar e personalizar um. É isso que está acontecendo com o nosso leitor Tiago Dias, que está com sua busca inutilizável, podemos dizer.

Então, resolvendo o ajudá-lo, estou criando este tutorial. Mas não só para ele, mas para todos que estiverem com esta dúvida, pois não é fácil criar uma caixa de busca pelo Google.

1. Acesse o site de criação de pesquisas personalizadas do Google através deste link. Logo que carregada a página, clique no botão Criar um mecanismo de pesquisa personalizado.
2. A página foi atualizada e agora está com vários campos. Você deverá preencher estes campos de acordo com o que se pede. Veja a imagem abaixo.

Clique na imagem para ampliar
  • Nome: Coloque o nome do seu blog;
  • Descrição: Coloque a descrição do seu blog;
  • Idioma: Escolha o seu idioma;
  • Site a pesquisar: Coloque o URL do seu blog, caso se mais de uma, coloque abaixo da outra;
  • Edições: Marque a primeira opção e marque a caixinha dos termos de uso.
Clique em Avançar.

3. Agora vamos escolher os estilos da caixa de pesquisa. Já tem alguns modelos pré-personalizados pela equipe do Google. Mas mesmo assim você pode personalizar, basta clicar no modelo desejado e clica no botão Personalizar. Ao terminar, clique em Avançar.
Clique na imagem para ampliar

4. Ao clicar em Avançar, a página novamente será atualizada e aparecerá um código para você adicionar onde quiser. Caso você queira colocá-la na sidebar, você deverá ir em Layout > Adicionar um gadget > HTML/JavaScript e cole o código.


Pronto, clique em Salvar organização e pronto. Sua caixa foi adicionada com sucesso e está pronta para ser utilizada. Espero ter ajudado o Tiago e à todos que estavam com essa dúvida.
► Postagens Relacionadas:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário