Novidade no Blogger: Novo editor HTML

Compartilhar:
Desde ontem à noite (09/04/2013), a equipe do Blogger lançou o novo editor de HTML para o Blogger. Não é o Editor HTML de postagens, e sim o do layout do blog. Ano passado, a Google fez inúmeras mudanças no Blogger e acho que esse ano também terá. Você pode conferir o anúncio original no Blogger Buzz.
Na imagem acima, você pode conferir o novo Editor de HTML. Você pode ver isso ao vivo na guia Modelo.
Além do visual mais profissional, as novas mudanças está bem focada na facilitação de utilizar o editor. Veja as novidades detalhadamente abaixo.

Ir para um widget

Agora é possível "filtrar" os widgets que estão presentes no layout. Bem, não é necessariamente filtrar, mas levar diretamente ao código do widget que você clicou. Para usar a ferramenta, basta clicar, no menu superior, em "Ir para um widget" e selecionar o desejado.

Novo Expandir modelos de widgets

Se você ver uma seta (►) ao lado de certo código, saiba que é o Expandir modelos de widgets. Particularmente, eu achei bem melhor do que ficar esperando carregar e ainda clicar numa caixa.

Numeração de linhas e destaque de classe

Agora você pode ver que as linhas de seu layout estão todas numeradas, para melhorar a organização. E também há cores, que servem para indicar uma classe (class).

Reverter alterações

Essa opção serve como retornar antes de salvar, é como a ferramenta desfazer. Ela se aplica às alterações feitas no template, das quais você poderá visualizar antes de salvar, mas não depois de salvar.

Reverter modelos de widget para o padrão

Com esta opção, é possível retornar à configuração padrão de um widget. Suponhamos que você tenha alterado a cor de fundo e queira voltar a utilizar a configuração padrão, basta clicar nesta opção, selecionar o widget e clicar em reverter o widget selecionado ou, fazer o mesmo selecionando todos. Todavia, ela não se funciona naqueles que foram excluídos.

Visualizar modelo

No editor antigo, esta opção era aberta em um nova guia. Agora, essa visualização é exibida dentro do próprio editor. E, quando ativada, veda o uso das demais opções, sendo necessário selecionar "editar modelo" para continuar a edição e/ou acessar outras opções.

As novidades são apenas essas, e creio que novas opções venham para o Blogger neste ano. Caso você encontrou um erro ou acha que alguma coisa deve melhorar, lembre-se de deixar o seu feedback para o Blogger. É sempre muito importante. Para fazer isso, basta clicar no botão inferior direito "Reportar problemas", que está sempre presente na interface.

O nosso artigo contém informações do Dicas Blogger (leia aqui) e do Blogger Buzz (leia aqui).
► Postagens Relacionadas:

2 Comentários

Flávio disse...

Eu realmente gostei muito do novo editor de HTML. Dá aquela cara mais profissional ao Blogger. Parabéns ao artigo, bastante explicativo.

13 de abril de 2013 20:04
João Almeida disse...

Olá Flávio! Realmente o Blogger esta ficando "mais profissional". Obrigado pelo elogio e volte sempre.

13 de abril de 2013 20:07

Postar um comentário