Novidade no Blogger: Novo editor HTML

Compartilhar:
Desde ontem à noite (09/04/2013), a equipe do Blogger lançou o novo editor de HTML para o Blogger. Não é o Editor HTML de postagens, e sim o do layout do blog. Ano passado, a Google fez inúmeras mudanças no Blogger e acho que esse ano também terá. Você pode conferir o anúncio original no Blogger Buzz.
Na imagem acima, você pode conferir o novo Editor de HTML. Você pode ver isso ao vivo na guia Modelo.
Além do visual mais profissional, as novas mudanças está bem focada na facilitação de utilizar o editor. Veja as novidades detalhadamente abaixo.

Ir para um widget

Agora é possível "filtrar" os widgets que estão presentes no layout. Bem, não é necessariamente filtrar, mas levar diretamente ao código do widget que você clicou. Para usar a ferramenta, basta clicar, no menu superior, em "Ir para um widget" e selecionar o desejado.

Novo Expandir modelos de widgets

Se você ver uma seta (►) ao lado de certo código, saiba que é o Expandir modelos de widgets. Particularmente, eu achei bem melhor do que ficar esperando carregar e ainda clicar numa caixa.

Numeração de linhas e destaque de classe

Agora você pode ver que as linhas de seu layout estão todas numeradas, para melhorar a organização. E também há cores, que servem para indicar uma classe (class).

Reverter alterações

Essa opção serve como retornar antes de salvar, é como a ferramenta desfazer. Ela se aplica às alterações feitas no template, das quais você poderá visualizar antes de salvar, mas não depois de salvar.

Reverter modelos de widget para o padrão

Com esta opção, é possível retornar à configuração padrão de um widget. Suponhamos que você tenha alterado a cor de fundo e queira voltar a utilizar a configuração padrão, basta clicar nesta opção, selecionar o widget e clicar em reverter o widget selecionado ou, fazer o mesmo selecionando todos. Todavia, ela não se funciona naqueles que foram excluídos.

Visualizar modelo

No editor antigo, esta opção era aberta em um nova guia. Agora, essa visualização é exibida dentro do próprio editor. E, quando ativada, veda o uso das demais opções, sendo necessário selecionar "editar modelo" para continuar a edição e/ou acessar outras opções.

As novidades são apenas essas, e creio que novas opções venham para o Blogger neste ano. Caso você encontrou um erro ou acha que alguma coisa deve melhorar, lembre-se de deixar o seu feedback para o Blogger. É sempre muito importante. Para fazer isso, basta clicar no botão inferior direito "Reportar problemas", que está sempre presente na interface.

O nosso artigo contém informações do Dicas Blogger (leia aqui) e do Blogger Buzz (leia aqui).
► Postagens Relacionadas:

2 Comentários

Flávio disse...

Eu realmente gostei muito do novo editor de HTML. Dá aquela cara mais profissional ao Blogger. Parabéns ao artigo, bastante explicativo.

13 de abril de 2013 às 20:04
João Almeida disse...

Olá Flávio! Realmente o Blogger esta ficando "mais profissional". Obrigado pelo elogio e volte sempre.

13 de abril de 2013 às 20:07

Postar um comentário